CONSIDERANDO, por fim, que o Manual de Organização deste Tribunal define as
atribuições do Núcleo de Publicação e Informação - NUPI, dentre as quais a
responsabilidade de publicação e gerenciamento eletrônico dos normativos produzidos por
este Regional,
RESOLVE:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Este Ato disciplina a implantação do JusLaboris-TRT13, sistema utilizado para o
gerenciamento eletrônico dos atos normativos, ordinatórios e congêneres, no âmbito do
Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região.
Art. 2º Para os efeitos deste Ato, aplicam-se as seguintes definições:
I – JusLaboris-TRT13: plataforma que implementa um repositório eletrônico responsável
pelo armazenamento, consulta e gestão de normativos e demais documentos congêneres
produzidos pelo TRT da 13ª Região, contemplando, com base na infraestrutura oferecida
pela sistema DSPACE, todas as fases do gerenciamento de arquivos, dentre as quais a
criação, a utilização, a manutenção e, quando for o caso, o arquivamento ou o descarte.
II - Atos normativos, ordinatórios e congêneres: atos administrativos produzidos pelas
unidades, tais como resoluções, atos, portarias, ordens de serviço, provimentos,
recomendações, regulamentos, regimentos, entre outros, de caráter normativo ou
ordinatório, representativos da vontade da Administração Pública, para cujos efeitos é
imprescindível a devida publicização do seu conteúdo.
IIII - Documento: termo genérico correspondente a atos normativos, ordinatórios e
congêneres gerenciados pela plataforma JusLaboris-TRT13.
IV - Afetação: ação de revogar, anular ou alterar, de alguma forma, um documento. V -
Atores: unidades demandantes de novos atos normativos e documentos congêneres de
interesse coletivo.
VI - Unidades demandantes: todas as unidades judiciárias e administrativas de primeiro e
segundo graus com interesse na publicização de algum documento.
VII - Comunidade: estruturas informacionais que representam a organização do repositório.
VIII - Coleções: estruturas que agrupam documentos com alguma característica comum.
IX - Tipo ou formato de arquivo: características de tipologia e formato dos documentos
previsto no inciso II, que serão inseridos nas coleções.
X - Metadados: dados que servem para descrever a estrutura do conjunto de um dado
principal, evidenciando-lhe a utilidade das informações.